Sou um cristão novo… E agora?

Quais são os próximos passos da vida cristã?

Eu me tornei cristã no meu primeiro ano na Universidade do Oregon, EUA. Numa escala de 1 a 10 em relação ao que eu sabia sobre Deus e a Bíblia — em que 1 significa “nadica de nada” e 10 significa que “sou praticamente uma monja” — minha posição era -30! Nunca frequentei nenhuma igreja durante minha infância e vivi uma vida muito louca antes de conhecer a Deus.

Tentei ler a Bíblia uma vez, mas, como eu era tolinha, fui começar logo pelo começo (eu lá sabia que tinham duas seções!?) e consegui chegar até o capítulo 20 de Gênesis antes de desistir. Anos depois, descobri que havia também um Novo Testamento, e era ali que eu aprenderia sobre Jesus... e eu tinha muito o que aprender.

Mas, então, como se começa a vida cristã? Como podemos crescer e conhecer melhor a Deus? Essas foram talvez as primeiras perguntas que fiz quando comecei meu relacionamento com Deus. Talvez você esteja se fazendo perguntas semelhantes. Eu sabia tão pouco a respeito de Deus que tinha muitas dificuldades até de articular minhas ponderações. Graças a Deus, havia alguém na minha vida que já era cristão há muito tempo que me apresentou quatro maneiras simples para eu continuar crescendo. Mesmo hoje, depois de já ter andado com Jesus por mais de 30 anos, ainda me lembro delas e continuo as colocando em prática. A minha oração é que elas também sejam uma ferramenta útil para impulsionar você nessa jornada de descobrimento do que vem pela frente na sua nova vida cristã.

Ouça a Deus

A Bíblia é exatamente a Palavra de Deus e a vontade de Deus, que foi preservada para nós a fim de que pudéssemos conhecer quem ele é e saber o que ele quer para as nossas vidas. O livro de 2Timóteo 3.16-17 diz assim: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” É por isso que precisamos separar um tempo para ler a Bíblia todos os dias. Se você não tem uma Bíblia com uma linguagem mais fácil de entender, visite uma livraria e compre uma. Se isso não for possível, muitas bibliotecas têm Bíblias disponíveis para emprestar. Sugiro as traduções Linguagem de Hoje, Nova Versão Internacional (NVI) ou A Mensagem. Comece pelo Evangelho de João, no Novo Testamento. (Este livro, chamado na maioria das vezes simplesmente de “João”, é o quarto livro do Novo Testamento, logo no começo; não confunda com 1João, 2João e 3João, que estão localizados mais perto do fim do Novo Testamento.) Eu gosto de usar um caderno ou um bloco de papel para escrever questionamentos e observações. Conforme for lendo cada capítulo, responda a estas duas perguntas: O que aprendi sobre Deus ou Jesus? Foram mencionadas coisas que devo começar a praticar ou parar de praticar totalmente? Isso ajudará você a perceber como a Bíblia é muito prática para a sua vida hoje. Depois que terminar João, continue lendo até Apocalipse.

Quando lemos a Bíblia, aprendemos como somo amados por Deus. “Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: que fôssemos chamados filhos de Deus, o que de fato somos!” (1João 3.1). Descobrimos que somos pessoas completamente novas porque convidamos Jesus para ser o nosso Salvador e Senhor. Leia Efésios 1.3-14 e faça uma lista de todas as coisas que o texto diz que são verdades ao seu respeito como cristão. Incrível, não é?

Fale com Deus

A oração é um aspecto vital de um relacionamento saudável com Deus. Talvez seja a minha parte favorita do meu relacionamento com o Pai. Pense um pouco sobre isso, nós podemos falar com Deus! A qualquer hora, em qualquer lugar, em qualquer situação, em qualquer momento, seja passando por tentação ou alegria. O texto de Hebreus 13.5 diz que Deus nunca nos abandonará ou nos deixará. Que notícia maravilhosa! Principalmente para alguns de nós que nunca experimentou esse tipo de amor e de comprometimento. Pois bem, agora sabemos... pois Deus não mente e não muda de ideia (Números 23.19; Tito 1.2 e Hebreus 6.18). E porque ele está sempre conosco, podemos sempre falar com ele. Orar é simplesmente falar com Deus. Não é preciso usar um tom diferente ou palavras religiosas. O Salmo 62.8 nos diz: “derramem diante dele o coração”.

Quando comecei a orar, usava a sigla ACAS como um guia de oração. Agora, lembre-se, eu comecei na posição -30 na escala, ou seja, eu não sabia NADA. Na minha casa, não fazíamos orações, nós desejávamos — fazíamos nossos desejos antes de apagar as velas dos bolos de aniversário ou quando víamos a primeira estrela à noite. Eu nunca tinha orado, então foi um pouco estranho começar, por isso a sigla ACAS foi de grande ajuda para mim.

ACAS:

Adoração... é louvarmos a Deus por quem ele é: amável, bom, manso etc. À medida que você for lendo a Bíblia e anotando o que está aprendendo sobre Deus, você terá mais e mais motivos para adorá-lo. Tente também ler um Salmo por dia — leva cerca de 3 a 5 minutos — e louve a Deus pelas as novas dimensões de seu caráter e modo de agir que cada Salmo revela.

Confissão... é a chave para o crescimento. O pecado interrompe a nossa comunhão com Deus. Se tivermos atitudes e ações em nossas vidas que a Bíblia diz serem erradas, nós nos sentiremos culpados e distantes. Mas é aqui que entra a confissão. Leia 1João 1.9 e depois o Salmo 32.3-5, que fala sobre as consequências resultantes de pecados não confessados e como lidar com isso.

Ação de graças... é simplesmente agradecer a Deus por tudo o que ele fez. Novamente, o livro de Salmos é excelente para nos relembrar de tudo o que Deus fez por nós. Faça das palavras dos salmistas as suas próprias palavras. Esta é uma boa maneira de aprender a falar com Deus.

Súplica... é orar por nós mesmos e pelas pessoas em nossas vidas. Gosto de manter uma lista de oração com a data em que comecei a orar pedindo algo por mim ou por alguém, e a data em que estas orações foram respondidas. Ore especificamente, com fé e com grandes expectativas. Em 1João 5.14-15, o texto nos diz que se orarmos de acordo com a vontade de Deus, ele ouvirá as nossas orações. Mas, você deve estar perguntando: “Como posso saber a vontade de Deus?” A resposta, nos leva de volta ao começo — lendo a sua Palavra.

Fale com outros que conhecem a Deus

Isto se chama comunhão, ou seja, passar tempo com outras pessoas que amam Jesus. Isso pode ser na igreja, num estudo bíblico ou num grupo pequeno. O propósito é que cresçamos juntos (Atos 2.46-47). Muitos de nós precisaremos fazer amizades novas e aprender a se divertir de maneiras diferentes. Quando passamos tempo com outros cristãos, nosso comportamento começa a mudar e aprendemos como os crentes mais maduros se apresentam e agem.

Fale com outros sobre Deus

Isto se chama testemunhar. Gosto muito do que o apóstolo Paulo escreveu em 1Coríntios 5.17-20: “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação. Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus.”

Eu simplesmente tinha que contar aos meus amigos sobre meu novo relacionamento com Cristo! Ele mudou a minha vida, perdoou os meus pecados e me amou de uma forma que eu não sabia ser possível. Eu queria que os meus amigos tivessem isso também. É claro, nem todos ficaram tão entusiasmados como eu fiquei, mas o meu desejo era tão forte. Fiz uma lista com dez pessoas com as quais eu queria falar a respeito de Jesus, e esperei para que ele me desse oportunidades de fazer isso. E fico feliz de dizer que muitas delas conhecem a Cristo hoje também. Legal, não é?

A minha oração é para que essas poucas palavras que escrevi sirvam de ponto de partida para que você tenha uma caminhada mais íntima com o nosso Salvador Jesus Cristo.

Conhecer Deus é uma experiência fantástica. Há neste momento, estudantes no seu campus que também entregaram as suas vidas a Jesus e que gostariam de se conectar com você e ajudá-lo a crescer. Clique aqui se você quiser que alguém do seu campus entre em contato com você por e-mail.