Porque não temos que dar ouvidos à Satanás

Era início de janeiro, eu tinha acabado de voltar para casa depois de falar em vários congressos. Acordei naquele dia deprimida e desencorajada. Na minha mente, passavam pensamentos do tipo: “Minha vida acabou. Você já viveu os melhores anos da sua vida. Meu ministério acabou. Não parece que Deus me ama”. Por que estava tendo esses pensamentos? De onde eles estavam vindo? E como eu podia me livrar deles? No fim do dia, eu estava bem; meu ânimo havia melhorado e eu tinha esperança. Porém, o que eu sabia e o que eu fiz para gerar essa mudança? É exatamente isso o que quero compartilhar com você para que você também tenha vitória nos momentos de desânimo, ou quando outras batalhas espirituais vierem ao seu encontro.

Nos meus vários anos de ministério, aprendi que temos um inimigo de nossas almas. Não podemos vê-lo, mas ele está aqui. Em 1Pedro 5.8, o texto diz assim: “Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.” Dessa forma, resistimos ao inimigo permanecendo firmes e confiando no que Deus diz em sua Palavra.

Quem é Satanás?

Quem exatamente é Satanás? Ele é quem as Escrituras chamam de “Maligno”. Ele não é o oposto de Deus, como se estivesse no mesmo patamar, pois ninguém é equivalente a Deus. Não há ninguém igual a Deus! Satanás é apenas um anjo sujeito ao julgamento de Deus. Satanás tenta ter poder sobre a vida dos cristãos, mas a Palavra nos diz: “...aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo” (1João 4.4).

Ainda assim, Satanás tenta desencorajar os cristãos. Ele nos tenta a pecar e tenta nos impedir de confiar em Deus. Ele é o nosso adversário. Não podemos vê-lo, mas ele está aqui. Jesus orou por nós, para que o Pai nos protegesse do Maligno (João 17.15).

As Escrituras se referem a Satanás como o acusador, o difamador, o pai da mentira, homicida, o enganador, o adversário. Paulo diz em Efésios: “...pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais” (Efésios 6.12). Estamos lutando contra algo. Em 2 Coríntios 2.11, Paulo disse que era ignorante em relação aos esquemas de Satanás. Não podemos nos dar ao luxo de ignorar isso também.

Também não há razão para termos medo. Jamais encorajaria você a focalizar nas trevas, embora certamente existam. Pelo contrário, quero que você saiba da vitória que temos em Cristo, e da verdade e segurança que é nossa.

Mas como Satanás trabalha exatamente? O que ele faz? Primeiramente, Satanás tenta nos enganar. Ele tenta fazer algo parecer muito com a verdade, mas é uma mentira — um engano. Dr. Neil Anderson do ministério Freedom in Christ observou o seguinte:

A Bíblia descreve Satanás de três formas:

  • o tentador (Mateus 4.3)
  • o acusador dos nossos irmãos (Apocalipse 12.10)
  • o pai da mentira (João 8.44)

Dr. Anderson fez ainda a seguinte observação: “Se eu tentasse você, você saberia. Se eu acusasse você de algo, você saberia. Mas se eu quisesse enganar você, você não teria a menor ideia. O poder de Satanás está na mentira. Se desbancamos a mentira, tiramos o seu poder.”

Confronte Satanás

Como confrontamos as mentiras de Satanás? Examinamos o que Deus diz. Então, quando você estiver se sentindo um péssimo cristão, por exemplo, porque não tem usado seu tempo orando ou lendo a Palavra, ou quando sentir que decepcionou Deus de alguma forma e começar a pensar coisas do tipo: “Deus deve estar tão desapontado comigo. Ele já deve ter desistido de mim.” Bem, mas o que diz a Palavra de Deus? Diz que “aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus” (Filipenses 1.6); e que “agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus” (Romanos 8.1).

Ou talvez você esteja pensando: “Deus não me ama. Se ele me amasse, eu não estaria passando por todos esses problemas.” Isso pode parecer verdade, mas o que diz a Palavra de Deus? Jesus disse: “Como o Pai me amou, assim eu os amei…” (João 15.9); “Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou…” (1João 4.10); “Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: que fôssemos chamados filhos de Deus, o que de fato somos!” (1João 3.1).

Digamos talvez que você esteja desencorajado por causa de algum pecado, e Satanás está acusando você dizendo que Deus jamais o perdoará. Isso é uma mentira! Como sabemos disso? O que diz a Palavra de Deus? “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça” (1João 1.9).

Vejamos mais um exemplo. Digamos que você se sinta atraído por uma pessoa, e esta pessoa lhe diz o seguinte: “Não há problema algum para Deus se nos envolvermos sexualmente, pois nós nos amamos tanto.” Mas o que diz a Palavra de Deus? “O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros” (Hebreus 13.4); “A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. Cada um saiba controlar o próprio corpo de maneira santa e honrosa, não com a paixão de desejo desenfreado, como os pagãos que desconhecem a Deus” (1Tessalonicenses 4.3-5).

Não devemos permitir que nossas emoções ou pensamentos, ou as mentiras de Satanás, ditem o que é verdade. A Palavra de Deus é mais verdadeira do que qualquer coisa que possamos sentir, pensar ou ver. Satanás tenta confundir nossa mente para que pensemos que Deus está nos privando de alguma coisa. Mas foi Deus que nos criou e nos amou o suficiente para morrer por nós. Para lidar com as mentiras de Satanás, é preciso conhecer a verdade.

É necessário que você primeiro conheça a Palavra de Deus antes que ela possa libertá-lo. A Palavra nos diz para resistirmos ao diabo “permanecendo firmes na fé...” (1Pedro 5.9). Fé não é um sentimento. É uma escolha que devemos fazer de acreditar na Palavra de Deus. Para conquistarmos liberdade na batalha spiritual, pegamos esses pensamentos, emoções e tentações e fazemos a seguinte pergunta: “O que a Palavra de Deus diz sobre isso?” Em João 17, logo após Jesus orar ao Pai para que “os protejas do Maligno”, sabe o que ele disse? Jesus disse: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (João 17.17). Ele também disse em João 8.32: “E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.”

Descobri que é muito importante sabermos quem nós somos em Cristo. Em Efésios, Paulo escreveu para nós que cremos na Palavra de Deus: “Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam… a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos…” (Efésios 1.18-19). Deus vive em nós e nos dá poder.

Assim, quando percebermos que estamos tendo pensamentos negativos sobre nós mesmos, sobre Deus ou outras pessoas, o que faremos? O texto de Efésios 6.16 diz: “usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.” Podemos apagar TODAS as setas inflamadas do inimigo! Essas setas são os pensamentos que parecem vir de repente do nada — como setas inflamadas. O que fazemos com elas? Note que o texto diz: “usem o escudo da fé”. Isso é algo que temos que fazer. Não podemos ser passivos na batalha spiritual. Lemos em Tiago 4.7: “Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês”. Precisamos confiar ativamente que o que Deus diz é a verdade. Se você for atacado por uma seta inflamada, o alvo será a sua mente.

Você já achou que TINHA que ceder a uma tentação porque Satanás estava tentando convencê-lo de que ela era forte demais para suportar? Veja aqui um ótimo versículo para memorizar e usar nesses momentos: “Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar” (1Coríntios 10.13).

Leve Todo Pensamento Cativo

Satanás não pode ler nossas mentes, mas pode plantar pensamentos. O texto de 2Coríntios 10.5 diz: “Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.” Tudo bem, mas que tipo de pensamentos devemos levar cativos? Pensamentos que surgem em nossa mente que são contrários ao que Deus diz sobre nós. Pensamentos que são contrários ao que Deus diz sobre si mesmo ou sobre outras pessoas.

Pensamentos podem se tornar ações; ações podem se tornar hábitos. E tudo começa com um pensamento. Deus quer que confiemos mais na sua Palavra do que em nossas emoções ou em como as coisas parecem ser. A Bíblia diz: “A relva murcha, e as flores caem, mas a palavra de nosso Deus permanece para sempre” (Isaías 40.8). E Davi diz nos Salmos: “A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho” (Salmos 119.105).

Jesus contou esta parábola para falar da importância de ouvir e praticar o que ele diz: “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha” (Mateus 7.24,25). Jesus disse ainda: “Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço. Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa” (João 15.10,11).

Podemos enfrentar qualquer situação, qualquer pensamento ou emoção e olhar para a nossa Rocha (Salmos 18.46), para aquele que nos ama e nos guia em toda verdade (João 16.13). Satanás pode tentar fazer você cair em tentação, pode desencorajá-lo ou tentar derrotá-lo; porém é um mentiroso, e nós precisamos confrontar as suas mentiras com a Palavra de Deus. Quando usamos ativamente o nosso escudo da fé com a Palavra de Deus, somos vitoriosos em Cristo.

“Bendito seja o Senhor, a minha Rocha, que treina as minhas mãos para a guerra e os meus dedos para a batalha. Ele é o meu aliado fiel, a minha fortaleza, a minha torre de proteção e o meu libertador, é o meu escudo, aquele em quem me refugio…”
Salmos 144.1,2

“Bendirei o Senhor o tempo todo! Os meus lábios sempre o louvarão.
Proclamem a grandeza do Senhor comigo; juntos exaltemos o seu nome.
Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.
Provem, e vejam como o Senhor é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia!
O justo passa por muitas adversidades, mas o Senhor o livra de todas…”
Salmos 34.1,3-4,8,19

“Como é bom render graças ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo, anunciar de manhã o teu amor leal e de noite a tua fidelidade…”
Salmos 92:1,2

Extraído com permissão do livro, Faith Is Not a Feeling, por Ney Bailey.

Leitura Adicional:
Quebrando Correntes, por Dr. Neil T. Anderson, Editora Mundo Cristão.
Vitória sobre a Escuridão, por Dr. Neil T. Anderson, Editora Bom Pastor.