O que Deus espera de mim?

Se você é como muitos cristãos, você deseja viver uma vida que agrada a Deus. Só que ao mesmo tempo, sejamos honestos, você fica cansado de tentar viver a vida cristã. É que, às vezes, a pressão parece ser grande demais, não parece?

Quando eu era ateísta, o pecado nunca representou um problema para mim. Eu particularmente não tinha consciência do pecado. Na verdade, eu nem sentia culpa. Mas quando me tornei cristã... uau! Descobri que havia coisas que eu estava fazendo que Deus não queria na minha vida. Também aprendi sobre a necessidade de amar os outros, de ler a Bíblia, de orar, de testemunhar, de discipular, etc. E muitas vezes pensei: “Era muito mais fácil ser ateísta”. Mas agora que eu conhecia a Deus, sentia um tremendo senso de responsabilidade de agradá-lo com a minha vida. Eu lia a Bíblia, encontrava um mandamento, e parecia que versículo após versículo eu era capaz de dizer com toda honestidade: “É, boa ideia. Preciso por isso em prática mais vezes”.

Felizmente Deus me ensinou algo nas Escrituras que me libertaram de vez dessa mentalidade de tentar ser altamente responsável, de estabelecer propósitos, para que eu pudesse enxergar Deus de novo e ter prazer no meu relacionamento com ele.

Há um princípio importantíssimo nas Escrituras que encontramos em Romanos, Gálatas, Efésios, 1 e 2Coríntios — na verdade, em todo o texto bíblico: Deus não exige de você perfeição. Deus não espera que você se prove capaz. Deus nunca pensou que você pudesse viver a vida cristã, e nem tinha a expectativa de que você realmente conseguisse cumprir seus santos requisitos. Se ele achasse que você conseguiria, ele não teria vindo ao mundo para morrer por você. Mas ele veio.

Jesus disse às multidões: “Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês (Mateus 5:48)”. É então verdade que as leis de Deus, seus mandamentos, exigem perfeição. E se o parâmetro para sermos aceitos por Deus fosse o modo como vivemos de acordo com seus mandamentos, teríamos de ser perfeitos. Não é de admirar que Jesus tenha vindo nos salvar da condenação pelos nossos pecados.

Deus tem consciência do abismo entre sua perfeição e nossa impiedade. Mesmo sendo cristãos, há uma tensão constante dentro de nós para que tentemos estreitar esse abismo, para que assim nos sintamos mais confortáveis, mais perto de Deus. Algumas pessoas tentarão estreitar esse abismo procurando baixar os padrões de Deus: “Deus não está realmente dizendo...” Outras tentarão estreitar esse abismo buscando melhorar seu desempenho: “Vou me esforçar mais...”

O que Deus diz sobre esse abismo? Ele existe e sempre existirá. Mas você que colocou sua fé em Jesus, que o recebeu em sua vida, que foi perdoado, declarado justo, que é precioso aos seus olhos e que se entregou aos seus cuidados — você é completamente dele. E ele o ama incondicionalmente, apesar desse abismo.

“Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes.”1

No entanto, provavelmente chegará um momento em sua vida em que você terá certeza de que Deus agora quer algo em troca.

O objetivo deste artigo é evitar que você caia na armadilha de sentir que é sua responsabilidade agora satisfazer as expectativas de Deus. As Escrituras alertam contra isso, pois essa atitude roubará de você a alegria de conhecer a Cristo.

Vamos então olhar com seriedade para o que Deus diz a respeito do nosso relacionamento com ele. Observemos as normas básicas, ou seja, o que ele diz sobre o nosso relacionarmos com ele.

Como você se tornou cristão?

Quando você se tornou cristão, veja quanta responsabilidade coube a Deus nesse processo comparado com o que seus próprios esforços realizaram:

  • Deus escolheu você antes da fundação do mundo e o chamou para ser dele.2
  • Deus veio ao mundo por você.3
  • Deus morreu pelos seus pecados.4
  • Deus se certificou de que alguém explicasse o evangelho para você.5
  • Deus se ofereceu para entrar na sua vida.6
  • Deus colocou em você o desejo de conhecê-lo e de obedecê-lo.7
  • Você se voltou para ele e o recebeu.
  • Deus entrou na sua vida, declarou que você agora está justificado e perdoado, e o chamou de filho.8

Você se tornou cristão simplesmente ao responder a Deus em fé. E é exatamente dessa forma que ele quer que você viva a vida cristã — simplesmente respondendo a Deus em fé. O peso da responsabilidade (e da capacidade) fica com Deus. Talvez você esteja pensando: “Isso parece bem simples. Onde está o problema?” O problema é que quase todo cristão tropeça uma vez ou outra nisso. Por quê? Faz parte da natureza humana achar que devemos alguma coisa a Deus pelo o que ele nos deu.

É também da natureza humana achar que agora que você sabe um pouco de Bíblia, agora que você sabe um pouco sobre oração, ou agora que você entende um pouco sobre falar de Deus aos outros, que esse então é o momento de assumir a responsabilidade de ser um “bom cristão”. Não há nada que acabará mais rapidamente com sua alegria de conhecer a Deus.

E se você não chegar a esta conclusão errada de que você deve empenhar seus próprios esforços para satisfazer a Deus, outros cristãos, infelizmente, serão muito eficazes em fazer você se sentir culpado e pressionado a obedecer melhor a Deus.

Este artigo (espero) lhe dará entendimento bíblico sobre como viver a vida cristã sem que você comece a sentir o peso das falsas expectativas de satisfazer a Deus. Você verá como Deus o ama profundamente e como ele quer que você se relacione com ele.

Deus não estabeleceu que seu relacionamento com ele esteja subordinado a você, mas sim a ele mesmo. Deixe-me ilustrar isso com alguns versículos:

De que forma somos aceitáveis diante de Deus?

Você foi declarado perdoado pela graça de Deus (sua bondade), por meio da morte de Jesus por você. Você recebeu o dom do perdão quando creu que Jesus pagou pelos seus pecados, certo? Você não fez nada para merecer esse perdão. Você simplesmente creu em Deus quando ele disse que havia lhe perdoado.

“Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador, não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia...”9 “Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus, a qual ele derramou sobre nós com toda a sabedoria e entendimento.”10

Muito bem, agora que você é cristão, por acaso as regras mudam? Será que Deus tem agora uma longa lista de expectativas que ele espera que você satisfaça? Não! Mas agora você deve estar pensando: “Como assim? A Bíblia está REPLETA de mandamentos. É impossível ler um parágrafo e não encontrar um mandamento”. É verdade. Mas ao mesmo tempo em que Deus lhe dá mandamentos, ele também lhe diz que você não conseguirá obedecer a todos. Na verdade, ele diz que o quanto mais você se esforçar em tentar obedecê-los, mais você verá o seu pecado.11 E o quanto mais tentar, mas se sentirá um fracassado, merecedor do julgamento e da condenação de Deus, e assim mais distante você se sentirá dele.

O apóstolo Paulo fala sobre essa frustração que ele também sentia. Ele olhou para a lei de Deus e disse: “De fato a lei é santa, e o mandamento é santo, justo e bom”. Mas, embora Paulo tentasse viver de acordo com ela, ele continuava pecando. Ele disse: “Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo”.12 E sentindo-se completamente frustrado e ele declarou: “Miserável homem eu que sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte?” A solução dele: “Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor!”13

Os sentimentos de fracasso, pecado e condenação precisam ser confrontados com as Escrituras. “Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus.”14 “Se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos por sua vida!”15

Então, quando você olhar para os mandamentos de Deus, não tente obedecê-los por conta própria, mas em vez disso peça a Deus, que vive dentro de você, para capacitá-lo a obedecer.

Se Deus nos diz para amarmos uns aos outros, a intenção dele não é que você saia por aí determinado em cumprir essa entusiasmante missão e provar para Deus o quanto você é capaz de ser amoroso. Em vez disso, ele quer que você dependa dele: “Deus, eu peço que você, que mora no meu coração, me ajude a ver esta pessoa como você a vê. Coloca no meu coração um amor como o seu por essa pessoa. Eu não posso amá-la com as minhas próprias forças, mas peço que você produza o seu grande amor por ela em mim”.

Qual é a diferença?

É a diferença entre tentar satisfazer as exigências de Deus por conta própria, em vez de depender dele e confiar nele para que ele viva por meio de você. Nós não amadureceremos e nos tornaremos independentes de Deus. Alcançamos a maturidade apenas quando permanecemos dependentes dele. É assim que ele quer que seja. Ele quer que você tenha prazer na liberdade e no amor de estar num relacionamento com ele, confiando nele, dependendo dele. Deus não espera que você tente satisfazer todas as suas exigências com perfeição.

A Bíblia se refere aos mandamentos de Deus como “a Lei”. Agora que você é cristão, você não está mais debaixo da Lei ou do julgamento e da condenação de Deus, pelo contrário, você recebeu perdão e vida eterna. Você foi liberto das exigências da lei.

Paulo disse: “...sabemos que ninguém é justificado pela prática da lei, mas mediante a fé em Jesus Cristo. Assim, nós também cremos em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pela prática da Lei, porque pela prática da Lei ninguém será justificado”.16

Quanto tempo e energia Paulo gastou se concentrando nos mandamentos de Deus e tentando cumpri-los? “...eu morri para a Lei, a fim de viver para Deus. Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça vem pela Lei, Cristo morreu inutilmente!”17

Antes de receber Jesus, você estava distante de Deus. Era capaz apenas de conhecer os seus mandamentos e estava sujeito ao julgamento de Deus. Mas agora você conhece a Cristo e o Espírito dele habita em você.

Deus disse: “Porei as minhas leis em seu coração e as escreverei em sua mente”. E mais à frente ele diz: “Dos seus pecados e iniquidades não me lembrarei mais”.18 Então, em vez de a Lei estar fora de você, pairando suas demandas sobre sua cabeça, Deus a colocou dentro do seu coração.

À medida que o Espírito Santo o transforma, ele lhe dá o desejo crescente de fazer aquilo que agrada a Deus. Com o passar do tempo, conforme você for crescendo no seu relacionamento com Deus, ele continuará a lhe dar o desejo e a capacidade de viver uma vida santa diante dele.

“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.”19

Deus tem um plano para sua vida. Ele quer usar a sua vida para o bem dos que estão à sua volta e para a glória dele. Seu relacionamento agora é com Deus, com a vida dele que habita dentro de você e que produz boas obras em você.

O que fazer com o pecado?

Tenho agora uma pergunta para você: E se você pede a Deus que produza algo em sua vida ou que o liberte de um pecado em particular, mas você continua a lutar contra isso? E se você ainda manifesta seu temperamento ruim? E se você ainda cede a tentações, ou se você se pega deixando de orar ou de ler a Bíblia como deveria fazer? O que acontece? Seria agora o momento de começar a tomar a responsabilidade pela sua vida cristã e então dar o melhor de si? Não! O momento em que você começar a tentar satisfazer as exigências de Deus, mais você verá o seu fracasso, mais se distanciará de Deus e menos prazer terá em conhecê-lo.

É fácil para nós cristãos pensarmos que Deus recompensa o nosso esforço porque é assim que toda a nossa sociedade funciona: seja responsável, trabalhe duro, dê o seu melhor... e você será recompensado. Um cristão é capaz de olhar para os mandamentos na Bíblia e pensar: “Sim, se eu tentar o suficiente, posso conseguir cumprir isso”. E esse cristão terá muitas frustrações pela vida, pois a Bíblia diz que manter o foco na Lei só produz uma coisa: uma consciência maior do nosso pecado. Deus não estabeleceu que seu relacionamento com ele seja baseado em esforço e recompensa. Em vez disso, Deus quer que você confie nele para gerar em sua vida aquilo que agrada a ele.

Enquanto você viver neste mundo, você pecará. Você nunca será perfeito nesta vida. E não é só você que sabe disso, Deus também. À medida que você reconhecer o pecado em sua vida, confesse-o e creia no que Deus lhe prometeu:

“Se afirmarmos que não temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós.”20

Seja paciente enquanto deixa Deus transformar você

Concentre-se em conhecer a Deus. Busque conhecê-lo mais por meio da oração, da leitura da Bíblia, da comunhão e do aprendizado com outros cristãos — tudo isso é bom. A sua fé não deve depender dos seus esforços, mas sim da habilidade de Deus de trabalhar na sua vida.

Jesus disse que é como as uvas que crescem na videira. Jesus é a videira, e ele disse que nós somos os ramos: “Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim”.21 Jesus disse ainda: “Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor”.22

E quanto ao que Jesus diz sobre “obedecer a tudo o que eu lhes ordenei”?

A maneira certa de viver — a maneira pela qual você terá uma vida mais abundante, como Jesus havia dito, e ficar mais facilmente convencido do amor dele por você — é fazendo o que ele diz. Jesus disse: “Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço. Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa”.23 Ele quer que você viva de acordo com o que ele diz que é certo e, assim, experimente o seu amor e tenha alegria em ser cristão. A maneira de obedecer aos mandamentos dele é confiar nele à medida que ele for dando a você esses mandamentos.

Então, quando me deparo com um versículo na Bíblia onde Deus diz “Faça isto...”, eu imediatamente digo a Deus: “Boa ideia. Eu quero que minha vida o agrade e peço que você produza isso em mim por meio do seu Espírito Santo. Dá-me a capacidade de obedecê-lo dessa maneira. Deus, não há nada de bom à minha espera se eu achar que posso, com as minhas próprias forças, obedecê-lo. Mas peço que você mude a minha maneira de pensar ou trabalhe na minha vida da maneira que você achar necessário para que a minha vida reflita o que diz este versículo”. E então não me preocupo mais com isso. Depois, talvez, eu copie esse versículo e tente compreendê-lo melhor, reflita um pouco sobre ele e até o memorize; mas minha fé para cumprir o que esse versículo diz permanece em Deus.

Ele libertou você das exigências da Lei e agora o convida para descansar nele, depender dele. Só assim você poderá desfrutar completamente da intimidade de conhecê-lo.

“Assim, meus irmãos, vocês também morreram para a Lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerem a outro, àquele que ressuscitou dos mortos, a fim de que venhamos a dar fruto para Deus.”24

“Mas agora, morrendo para aquilo que antes nos prendia, fomos libertados da Lei, para que sirvamos conforme o novo modo do Espírito...”25

“Porque o fim da Lei é Cristo, para a justificação de todo o que crê.”26

“Todavia, àquele que não trabalha, mas confia em Deus, que justifica o ímpio, sua fé lhe é creditada como justiça.”27

Notas de Rodapé: (1) Romanos 5.1,2 (2) Efésios 1.4; 2Timóteo 1.9 (3) João 3.16 (4) Romanos 5.8 (5) Efésios 1.13 (6) Apocalipse 3.20; João 1.12,13 (7) Apocalipse 3.20 (8) 1João 3.1; Colossenses 1.13,14; Efésios 1.4; João 1.12 (9) Tito 3.3-7 (10) Efésios 1.7 (11) Romanos 3.20 (12) Romanos 7.18,19 (13) Romanos 7.24,25 (14) Romanos 8.1 (15) Romanos 5.8-10 (16) Gálatas 2.16 (17) Gálatas 2.19-21 (18) Hebreus 10.16,17 (19) Efésios 2.8,9 (20) 1João 1.9 (21) João 15.4 (22) João 15.9 (23) João 15.10,11 (24) Romanos 7.4 (25) Romanos 7.6 (26) Romanos 10.4 (27) Romanos 4.5