Estudo bíblico: Como foi que começamos este relacionamento com Deus?

Comece com uma oração: “Deus, fale comigo por meio da sua Palavra, a Bíblia. Fale ao meu coração para que eu entenda o que você quer me dizer. Amém.”

Estudo 1

Como foi que começamos este relacionamento com Deus?

Os versículos abaixo ajudarão você a entender o que Deus afirma ser verdade sobre nosso relacionamento com ele a partir de agora. Leia cada grupo de versículos e responda a(s) pergunta(s) correspondente(s). Cada pergunta ajudará a esclarecer o que os versículos afirmam.

(Os números pequenos que antecedem cada sentença, chamados “versos”, são simplesmente parte de um sistema numérico criado há muito tempo para ajudar os cristãos a fazerem referência a sentenças específicas na Bíblia.)

João 1
12Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus.

Q – Como uma pessoa se torna filho de Deus?
Se quiser, digite aqui suas respostas e imprima o estudo quando terminar.

Talvez você pense que escolheu crer em Jesus, assim como escolhe comprar um carro novo ou opta por um ponto de vista político; mas o que vemos a seguir mostra o envolvimento de Deus para que você se tornasse cristão.

João 15
16Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi...

1 Coríntios 1
9Fiel é Deus, o qual os chamou à comunhão com seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.

Ef 1
4Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. 5Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade.

Q – No versículo 5, qual foi a motivação de Deus para nos escolher?

Efésios 2
4Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, 5deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.

Colossenses 1
13Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, 14em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.

Q – Após ler esses versículos, quais são as quatro coisas que Deus fez por você?

Romanos 5
9Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda seremos salvos da ira de Deus por meio dele!

Q – Segundo a Bíblia, do que foi que Jesus nos salvou?

Efésios 2
8Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem 9de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.

Q – Cabe a nós merecer nossa salvação?

Q – Pode alguém ganhar a salvação fazendo boas obras?

Conclusão: Faça um resumo do que os versículos afirmaram acerca do envolvimento de Deus para que você se tornasse cristão:

Quando você sair desta página, suas respostas não serão salvas.